Notícias do Município de Vila Verde:

Já entregues os prémios do concurso ‘Eu conto…um lugar no futuro’:

Foram premiados neste concurso, no 2º Ciclo Mariana cunha, 6º D, e no terceiro ciclo, Daniela Gonçalves e Fátima Gomes, 9ºC!


Concurso
“Lugar no futuro”

Integrado no concurso do PNL, “Eu conto!”, propõe-se aos alunos dos 2º e 3º ciclos que abordem o futuro profissional nos textos produzidos, com o título “Lugar no futuro”.

Nestes trabalhos, os alunos devem seguir todos os itens do regulamento do concurso “Eu conto!”. Pede-se ainda que incluam uma fotografia original relacionada com a profissão escolhida.

Os alunos vencedores – um por cada ciclo – receberão prémios pecuniários no valor total de 100€, oferecidos pela Associação de Pais da EB2,3.

Regulamento:


1. O Concurso «Eu conto!» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular. Esta iniciativa enquadra‐se na 6ª Edição da Semana da Leitura e na comemoração do Ano Internacional das Cooperativas, tendo como temática central COOPERAÇÃO/ SOLIDARIEDADE.

2. O Concurso desenvolve‐se no quadro dos objectivos gerais definidos para a Semana
da Leitura 2011:
􀂃 contribuir para dar visibilidade e promover a leitura e a escrita, na comunidade escolar;
􀂃 desenvolver competências transversais aos currículos, envolvendo num trabalho colaborativo um conjunto articulado de saberes que passam pela língua portuguesa, pelas ciências e pelas artes;
􀂃 estimular a imaginação e competências de trabalho em equipa entre as crianças e os jovens.

3. O público‐alvo do concurso são as crianças da educação pré‐escolar e os alunos
dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, dos estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.
a) às crianças da educação pré‐escolar e do 1º ciclo do ensino básico é proposta a representação/ilustração de um conto (anteriormente ouvido ou lido e relacionado com as áreas temáticas propostas) através de desenhos, colagens, pinturas ou outras técnicas que se enquadram na produção de trabalhos de expressão plástica;
b) aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário é proposta a criação de um conto escrito e a produção da respetiva capa, que deverá estar relacionada diretamente com aquele e será também avaliada do ponto de vista da expressão plástica;

4. Os trabalhos a apresentar a concurso devem subordinar‐se ao tema da Semana da Leitura ‐ COOPERAÇÃO/ SOLIDARIEDADE ‐ e incluir obrigatoriamente:
a) no caso das crianças da educação pré‐escolar e do 1º ciclo do ensino básico:
  1. uma ou várias imagens que traduzam a sequência narrativa do conto ouvido ou lido;
  2. a identificação da obra/ conto ouvido ou lido (título e autoria);
b) no caso dos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário:
  1. um texto com 3 a 5 páginas A4, processado em Word, no tipo Calibri ou Times New Roman, corpo 12;
  2. uma capa para o conto, elaborada com recurso aos materiais e técnicas gráficas que os seus autores entenderem.

5. Cada agrupamento/ escola não agrupada pode concorrer com trabalhos realizados por crianças da Educação pré‐escolar e/ou por alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos e do ensino secundário em funcionamento naquele estabelecimento, mas apenas com um trabalho por cada nível/ ciclo.
6. Os trabalhos serão selecionados pelo próprio agrupamento ou escola não agrupada, que terá que escolher um único trabalho por cada nível de educação e de ensino (educação pré‐escolar/ 1º ciclo do ensino básico/ 2º ciclo do ensino básico/ 3º ciclo do ensino básico/ ensino secundário).
7. Calendarização
Dezembro de 2011
􀂃 lançamento do concurso e divulgação da respectiva informação junto dos estabelecimentos de educação e de ensino;
Janeiro e Fevereiro de 2012
􀂃 elaboração dos trabalhos;
􀂃 seleção pelo agrupamento/ escola não agrupada de um trabalho, por nível/ciclo de educação e de ensino, a apresentar a concurso;
Março de 2012
􀂃 envio pela escola sede do agrupamento/ escola não agrupada do(s) trabalhos(s) selecionado(s), por nível/ciclo de educação ou de ensino, para o endereço euconto.euleio@gmail.com;
Abril e Maio de 2012
􀂃 análise e seleção, pelo júri, dos trabalhos apresentados a concurso;
􀂃 divulgação dos vencedores – 1 por cada nível/ciclo de educação e de ensino;
Junho de 2012
􀂃 entrega de prémios.
8. São admitidos a concurso trabalhos realizados individualmente ou por dois elementos, que podem ser de salas/ turmas diferentes.
9. A partir de 1 de Março de 2012, cada trabalho selecionado pelos agrupamentos/escolas não agrupadas (um trabalho, por nível/ciclo de educação e/ou de ensino) deve ser enviado, via correio eletrónico, para o endereço euconto.euleio@gmail.com.
a) Cada mensagem de correio electrónico deve incluir apenas um ficheiro anexo, com o trabalho gravado com extensão JPEG ou PDF e não pode exceder os 4,5MB.
b) No corpo da cada mensagem, têm obrigatoriamente que ser indicadas:
‐ identificação do professor responsável e respetivos contactos;
‐ identificação do agrupamento;
‐ identificação da escola;
‐ identificação da(s) criança(s) ou dos/as alunos/as (máximo 2);
‐ identificação do nível/ ciclo de educação ou de ensino.
c) Cada sede de agrupamento/ escola não agrupada pode enviar apenas um trabalho por cada nível/ciclo de educação ou de ensino.
10. Na última semana de Maio de 2012, serão divulgados os vencedores do Concurso «Eu conto!».
11. Prémios a atribuir aos vencedores:
11.1. os prémios divergem em função dos níveis/ ciclos de educação e de ensino e devem permitir o acesso a textos/livros, nomeadamente, em suporte digital;
5
11.2. a(s) sede(s) do agrupamento/ escola(s) não agrupada(s) receberão apoio para a aquisição de títulos para as respetivas Bibliotecas Escolares.
12. Os autores dos trabalhos, ao participarem no concurso, cedem os direitos de reprodução e utilização das imagens/ trabalhos ao Plano Nacional de Leitura e ao Banco Popular, os quais podem ser utilizados como conteúdos de comunicação e de divulgação por cada uma das instituições.
13. O Plano Nacional de Leitura e o Banco Popular reservam‐se o direito de não admitirem a concurso os trabalhos que não cumpram integralmente as condições descritas neste Regulamento.
14. O Júri do Concurso será constituído por um representante do PNL, um representante do Banco Popular e um especialista na área da expressão plástica.
15. Os trabalhos premiados serão divulgados nos sítios do PNL e do Banco Popular.


Sem comentários:

Noticias IPJ:

Notícias Educare.pt :

Notícias de Escolas:

Pesquise páginas, videos e blogues aqui:

Blogues mais actuais e úteis: