PROCEDIMENTO GERAL:
A atividade “Desafio Matemático” é organizada pelos professores do Subdepartamento de Matemática e destina-se a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos. Esta atividade tem como objetivos: despertar nos alunos o gosto pela matemática; incentivar e desenvolver o raciocínio e espírito crítico; desenvolver o gosto por explorar situações matemáticas; desenvolver estratégias de resolução de problemas.
- Ao longo do ano letivo serão elaborados pelos docentes três desafios matemáticos para os alunos resolverem com as suas famílias.
- Durante o mês de março, abril e maio serão entregues pelo professor de Matemática aos alunos, que estiverem interessados em participar na atividade, os desafios respeitantes a cada mês.
- Os alunos devem entregar a resolução do desafio, ao respetivo professor, até ao último dia útil de cada mês.
- Estes desafios serão, posteriormente, corrigidos e classificados pelos professores das respetivas turmas.
- Cada professor divulgará a classificação das suas turmas nas salas onde os alunos têm aulas.
- No final do ano letivo será efetuada uma listagem, por ano de escolaridade, dos alunos com a melhor pontuação (somatório dos três desafios), dentre os quais será sorteado um aluno para atribuição de prémio (por ano de escolaridade).
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:
PONTUAÇÃO
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CRITÉRIO DE CORREÇÃO
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0 pontos
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Apresenta
apenas a resposta, mas está totalmente errada.
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1 ponto
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Apresenta
a resposta correta, mas sem justificação.
Apresenta
uma resolução, mas está totalmente errada.
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3 pontos
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Resolução
incompleta.
Resolução
parcialmente correta.
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5 pontos
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Resolução
totalmente correta.
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Casos especiais
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O participante apresenta duas resoluções: é
corrigida apenas a primeira e atribuída cotação de acordo com os critérios
anteriores.
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CALENDARIZAÇÃO:
Mês
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Professor responsável pela elaboração do Desafio
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2.º Ciclo
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3.º Ciclo
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março
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Rosa Silva
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Delfina Martins
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abril
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Rosa Silva
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Delfina Martins
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maio
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Rosa Silva
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Delfina Martins
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