Notícias do Município de Vila Verde:

Ata nº129


Aos catorze dias do mês de março do ano de dois mil e catorze, reuniu na Escola Básica de Prado, pelas vinte e uma horas a Associação de Pais e Encarregados de Educação da supracitada escola, com a seguinte ordem de trabalhos: --------------------------------------------
Ponto Um – Informações – Foi feita a apresentação do Serviço Municipal de Apoio ao Consumidor em Vila Verde, dia 13. De 28 a 30 de março, realiza-se a III Mostra "Doces - Sabores da Nossa Terra", em Vila Verde. -------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ponto Dois - Feira do Livro do Agrupamento/2014 (Concurso de Leitura) - A APEE pretende estimular os hábitos de leitura na comunidade escolar, ao apoiar o gosto pela cultura (sensibilizando para a importância do livro, estimular o gosto pelo conhecimento de línguas estrangeiras e suas culturas, contribuir para um melhor desempenho dos alunos no uso da língua, possibilitar a aquisição de novos livros, incentivar a colaboração dos diversos atores, …). Esta iniciativa promove a troca de experiências entre alunos dos diferentes ciclos e níveis de escolaridade. De acordo com o plano anual de atividades, a Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Prado, integrada na Semana da Leitura, centra-se na temática “A leitura e a língua portuguesa” e decorrerá de 17 a 21 de março de 2014. Neste período, vamos celebrar a Língua Portuguesa, redescobrindo a biblioteca escolar, lendo por prazer, lendo para aprender, em vários suportes, em todos os contextos e com toda a gente. ------------------------------------------------------------------------------------
Ponto Três – Desenvolvimento dos Concursos/projetos da Associação de Pais 2013-2014 – A direção da APEE envolve-se positivamente para que os projetos sejam um sucesso, desejando que os nossos alunos entrem em contacto com a equipa de professores, para garantir a inscrição nos concursos e termos expostos muitos trabalhos premiados pela APEE: ----------------------------------------------------------------------------
3.1.          O concurso da disciplina de História "Há 40 anos Liberdade", consiste em elaborar um trabalho alusivo ao 25 de Abril (Cartaz, desenho, poema…), que deve ser entregue até final do 2º período, e será premiado um trabalho por ano. A exposição dos trabalhos será realizada na Biblioteca e a seleção compete aos professores de História, atendendo à criatividade e rigor dos trabalhos. A direção da APEE decidiu e aprovou atribuir ao melhor um prémio de 20€ - 5ºano, 20€ - 6ºano, 20€ - 7ºano, 20€ - 8ºano e 20€ - 9ºano; -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3.2.          O projeto da disciplina de Ciências, pretende motivar os alunos para a promoção do gosto pelo património cultural, nomeadamente pelo teatro/espetáculo como representação artística, desenvolver a capacidade de atenção/concentração e as regras de saída em grupo. A direção da APEE decidiu e aprovou apoiar financeiramente uma famosa companhia de teatro; -----------------------------------------------------
3.3.          O concurso da disciplina de Português “Acordar a ler - Texto original” da responsabilidade da equipa das BE e professores de língua portuguesa. Os textos devem ser originais, mas poderão basear-se em leituras sugeridas pela equipa da BE. Os trabalhos a concurso deverão ser entregues na BE da escola sede do Agrupamento até 4 de abril de 2014. O júri será constituído pelos elementos da equipa das BE do Agrupamento. A direção da APEE decidiu e aprovou atribuir ao melhor trabalho um prémio de 20€ - 5ºano, 20€ - 6ºano, 20€ - 7ºano, 20€ - 8ºano e 20€ - 9ºano; ------------------------------------------------------------------------
3.4.          O concurso da disciplina de Português “Acordar a ler – Ilustração livre” da responsabilidade da equipa das BE e professores de língua portuguesa. Os trabalhos a apresentar deverão ilustrar um texto narrativo, um poema ou um texto dramático relacionado com o tema proposto e de acordo com uma seleção de obras realizada pela equipa da BE. As ilustrações poderão ser elaboradas em diversos suportes. Se for utilizado o papel, cada trabalho não deverá exceder as 3 folhas A4 ou A3. A direção da APEE decidiu e aprovou atribuir ao melhor trabalho um prémio de 20€ - 5ºano, 20€ - 6ºano, 20€ - 7ºano, 20€ - 8ºano e 20€ - 9ºano; ----------------------------------------------------------------------------------------------------------
3.5.          O concurso da disciplina de Inglês - Texto em inglês e ilustração, da responsabilidade dos professores de língua inglesa, promovendo a escrita, leitura da língua inglesa, assim como a divulgação da cultura anglo-saxónica na nossa escola, promete ser fantástico. A direção da APEE decidiu e aprovou atribuir ao melhor trabalho um prémio de 20€ - 5ºano, 20€ - 6ºano, 20€ - 7ºano, 20€ - 8ºano e 20€ - 9ºano; ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3.6.          O concurso da disciplina de EV/ET - Da responsabilidade dos professores de EV e ET, é uma forma dos alunos explorarem melhor o seu telemóvel, para eles tão usual, além de que atualmente é um meio cada vez mais utilizado para obter imagens/fotos. Achamos que temos um grande concurso lúdico e sério. A direção da APEE decidiu e aprovou atribuir ao melhor trabalho um prémio de 20€ - 5ºano, 20€ - 6ºano, 20€ - 7ºano, 20€ - 8ºano e 20€ - 9ºano; --------------------------------------------------------------------------------
3.7.          O projeto “Ténis com os nossos pais 2013-2014” – “Vir à escola…“ – Alguns pais/mães que estão a aprender esta modalidade, tornaram-se amantes incondicionais do desporto e com uma perspetiva de vida muito agradável e positiva. São pessoas que conseguem partilhar muita coisa em comum, uma delas é o gosto pela vida e a vida principalmente de um pai é um processo de interação entre aluno e escola e nunca o contrário, não conseguimos conceber a escola como um circuito fechado em que debita as matérias e não recebe resposta do outro lado. É preciso uma abertura e um encaixe que a APEE percebeu desde muito cedo, dar e receber é o mesmo, ou seja, se os pais dão também recebem e se recebem também dão e este projeto tem-se pautado por isso mesmo, dar e receber, e tem tido frutos nesta modalidade. E foi numa dessas perspetiva de dar e receber que convidamos os pais para virem à escola, falar de desporto sim, mas principalmente do testemunho escolar do nosso filho/a, um trajeto não muito fácil cheio de adversidades, mas que conseguimos contornar e dar a volta. Os pais sem receber nada, pelo contrário, só “gastaram tempo e dinheiro” em deslocações, lá vão à escola. O objetivo da APEE é perante um grupo de pais, falar dos espinhos que encontramos ao longo da vida dos nossos filhos, dos muros que temos de contornar para singrar, sempre com muito esforço e muito trabalho, sem nunca desistir, é esta perspetiva que a APEE queria que se transmitisse. Sem esforço sem trabalho não se consegue nada, e principalmente sem partilha, sem se dar, a vida não tem sentido. É aqui que a escola pode sobressair e valorizar o seu papel na parte afetiva, na relação que estabelece com o pai-aluno. --------
Ponto Quatro – Avaliação do nosso agrupamento “Monitorizar e Avaliar” - No dia 2 de abril, na Biblioteca da Escola, dois pais da APEE reunem com os restantes elementos da Equipa alargada de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Prado (Grupo de Focagem), para divulgação das áreas prioritárias aferidas através da aplicação do IQ e definição/aplicação de estratégias com vista à elaboração de um plano de melhoria. Há ações que apresentam indicadores de sucesso, como a Gala de Mérito ou o GAAF. É pertinente que haja um maior envolvimento de todos, designadamente nas estruturas pedagógicas, de forma a potencializar estratégias para melhorar os índices de sucesso. É ainda necessário encetar esforços no sentido de criar maiores e melhores laços de envolvimento com as famílias, apelando a uma colaboração de qualidade vivenciada na vida escolar, pela partilha de experiências. Crê-se fundamental um apelo mais enraizado dos encarregados de educação à vida da escola, chamando-os a uma participação pró-ativa, quer no envolvimento em grupos de discussão, quer como inquiridos, quer na interação nas rotinas da escola, visando na sua essência a qualidade e o sentido de identidade. --------------
Ponto Cinco – II encontro de Associações de Pais do Concelho de Vila Verde – Dia 8 de março, estiveram presentes as associações: Escola Secundária de Vila Verde, EB2/3 Prado, o Centro Escolar de Prado, EB2/3 de Ribeira  do Neiva, JI e EB1 de Oleiros e Agrupamento de Vila Verde. Foram discutidos os seguintes problemas: ausência significativa e preocupante dos pais/encarregados de educação/ sócios nas reuniões da direção e nas assembleias; o tráfico e consumo de droga na Escola Secundária e respetiva área envolvente; a falta de pontualidade dos professores e alunos; a violência nas escolas; os hábitos tabágicos dos alunos do 5.º e 6 ano; a dificuldade de integração dos alunos de etnia cigana; e a desmotivação da classe docente. Muitas foram as atividades promovidas pelas associações presentes, como os concursos e atividades de lazer durante o ano escolar, a ajuda financeira para projetos, incluindo de estudo, a organização de ATL e de Campo de Ferias, um curso de Informática para os pais, Jogos tradicionais para recuperar a cultura. No final da reunião, foi proposto a criação de um grupo de trabalho (1 elemento de cada associação) para transmitir as preocupações/sugestões das diversas associações no Conselho Geral de Educação. As associações estão representadas por dois elementos: Senhor Lomba, da Escola Secundária e D. Sónia do Centro Escolar de Prado. Dado que a próxima reunião e já no próximo dia 17 de março ficou decidido que cada associação devia enviar por e-mail àqueles representantes até dois assuntos de elevada importância e posteriormente esses representantes darão conta dos desenvolvimentos. A representante das associações de pais na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde, Dulce Filipe, apelou às associações para que, caso tenham algum assunto para ser presente à reunião da comissão alargada, o transmitam via e-mail. Ficou decidido organizar uma atividade entre todas as associações em lugar a definir, que decorrerá a um domingo e o tema será um direito da criança: “Direito ao Lazer”; ou “Direito a Brincar”. Esta atividade será realizada em articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde. Este encontro foi muito proveitoso, uma vez que existem muitos problemas comuns, cuja solução será mais fácil de alcançar se falarmos a uma única voz. Por outro lado, a partilha de experiências e de projetos entre as diversas associações enriquece cada uma delas. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ponto Seis - Outros assuntos – A direção da APEE decidiu e aprovou a alteração de um representante dos pais e EE no Conselho Geral, sai o Casimiro Ribeiro e entra a Rose Mary 968382656 rosemarydesousa63@hotmail.com. -----------------------------------------------------------------------------------------------

Nada mais havendo a tratar, o Presidente deu por encerrada a reunião, agradecendo a presença a todos os pais. Foi lavrada a presente ata, que vai ser assinada por mim, Rogério Ferreira, Secretário e redator da mesma e pelo Presidente da Direção, Maria de Jesus Tinoco. -------------------------------------------------------

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